Emagrecer é preciso.: Leitura para o fim de semana

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Leitura para o fim de semana


Valorize o seu corpo e emagreça

"O stress emocional de ter se tornado uma profissional desencadeou insegurança e ansiedade. Você provavelmente procurou conforto na comida e não percebeu isso. Mas, assim que essa ficha cair, o caminho de volta vai ser mais fácil."

Por Eliane Contreras
Olá, dr. Tommaso,
Sempre leio a seção Eu Consegui!, na BOA FORMA, e fico impressionada com a determinação das leitoras – elas vencem vários obstáculos para alcançar os objetivos delas na balança. Comigo aconteceu o contrário. Nunca fui magra – tenho quadris largos e bumbum grande –, mas, quando terminei a faculdade, engordei 29 quilos. Hoje, com 25 anos, estou pesando 89 quilos (tenho 1,64 metro de altura) e, para piorar, surgiram estrias até nas axilas. Me sinto feia, cansada e sem vontade de me cuidar. Fico tentando entender por que engordei, mas não encontro a resposta. Preciso de um estímulo para emagrecer e voltar a gostar de mim. Graça*


* Nome trocado para preservar a identidade da leitora.

Graça,
Você tem um biótipo que ganha peso com facilidade e, por isso, precisa de cuidados constantes para não viver em guerra eterna com a balança. Mas engordar 29 quilos de maneira repentina sinaliza uma mudança no corpo que vai além da tendência genética. Baseado no momento em que essa alteração aconteceu, arriscaria dizer que ter deixado de ser aluna para assumir a responsabilidade de uma profissional pode ter provocado um stress emocional, desencadeando insegurança e ansiedade. Você provavelmente procurou conforto na comida e não percebeu isso – tanto que não está encontrando a resposta para os quilos extras. E, sem essa consciência, o caminho de volta se torna realmente difícil. Mas, assim que cair essa ficha, você vai ter a chance de retomar o controle da sua própria vida e escolher o que é melhor para sua carreira e seu bem-estar, o que envolve perder peso. Para que essa trajetória não pareça impossível, sugiro que pare de se  autodepreciar – falar que se sente feia, cheia de estrias e sem perspectiva de emagrecer aumenta o desânimo e a sensação de derrota. O estímulo que você diz estar faltando para começar a se cuidar pode ser justamente este: começar a se valorizar. Ao mesmo tempo, trace expectativas viáveis, evitando dietas mágicas com promessa de resultado a curto prazo. Apesar de ter engordado muito em pouco tempo, procure emagrecer em um ritmo saudável até atingir o peso compatível com seu corpo. Um abraço, Tommaso.

Fonte: Site da Revista Boa Forma

beijo e bom findi.

0 recadinhos:

Postar um comentário